
Breve análise sobre o Endomarketing
Fui surpreendido certa vez por essa palavra diferente e curiosa: Endomarketing. E a partir daí pairou a necessidade de descobrir e dividir com todos que ramo do marketing é esse.
Lidar com o marketing nos remete a uma idéia de trabalhar com o externo, no sentido de reunir esforços para agradar sempre aquele que é objeto de nossa labuta: o cliente. Muito se fala e muito se faz quando o assunto é conquistar, agradar, descobrir o que aquele cliente espera de nós, da nossa empresa e deixamos em planos inferiores aqueles que definitivamente fazem a diferença: os nossos colaboradores.
Compreendo que a primeira experiência que envolvesse algo semelhante ao que hoje conhecemos como endomarketing, foi a Experiência de Hawthorne. A experiência buscava verificar o efeito da iluminação sobre a produtividade de seus operários. Porém o resultado obtido foi que fator técnico algum influenciara na produção e sim fatores comportamentais dos funcionários, ou seja, o comportamento destes era imprescindível para o bom andamento da produção.
Dando ênfase ao tema, todos os modelos, elementos e estratégias do marketing tradicional, passam a partir de agora a um dinamismo, antes voltado apenas ao caráter mercadológico, voltado para o ambiente interno de suas corporações. O estreitamento entre produto, cliente e empregado assume uma nova postura, onde a atenção deve estar voltada para todos e não apenas ao fim ao qual se destina. Fazer o marketing para os funcionários de nossas empresas parece tolice, mas essa identificação com o produto ou o serviço que prestamos faz a diferença na hora de vendermos o produto. Não é meramente saber vender, isso é o básico. Trata-se de passar confiança e satisfação de determinado serviço, para aquele que o busca. Isso pode ser importante para o sucesso de sua empresa.
Cuidar do endomarketing é reavaliar a missão, a visão e os valores da empresa. É compreender que não só os números geram os sucesso, mas também aquilo que eles nem sempre traduzem. Fazer com que todos andem em uma mesma direção, em busca de mais conquistas e realizações profissionais, é a meta. É trabalhar o potencial humanos, o capital intelectual, a qualidade de vida, a sustentabilidade do planeta e a responsabilidade social interna para o desenvolvimento do futuro interno da empresa.
Definindo, “Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, normalmente utilizado no meio externo às empresas, para uso no ambiente interno das corporações. É uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos” (Washington Sorio). O que Saul Bekim cunhou como Endomarketing, em seu livro Conversando sobre Endomarketing, Philip Kotler, em Administração de Marketing, o intitulava como “Marketing interno das organizações”, lançando de forma sistemática essa idéia.
Diversos são os livros que bordam esse assunto, minha idéia (por ser o primeiro arquivo que escrevo) era trazer uma idéia básica do que é e da importância do endomarketing aplicado nas empresas.
Obrigado.
Felipe Sá Cardoso – Diretor Presidente da Recovery Consultoria.