
“O Consumidor e a Internet”
A forma de comercio que era tida com grande desconfiança, já sente a flexibilidade do consumo. O que antes era praticado por um público que não tinha tempo a perder devido muitas vezes à jornada de trabalho ou simplesmente ao meio de vida, hoje esse mercado já enxergar um consumidor apto a detalhes, e sobre tudo, paciente na busca por uma melhor oportunidade de negócio.
A rede de computadores mundial ou Internet como a conhecemos, despertou o interesse de uma classe de empresários que fizeram uma aposta naquela ocasião, alguém aproveitando a segmentação do mercado, através de ações de marketing de relacionamento conseguiu enxergar isso e deu-se a transformação fazendo da Internet o veiculo de negócios que aproxima dois pontos distintos: Cliente e Produto.
Toda via, nem tudo são flores. Devido ao crescente volume que é negociado hoje, cresce também os golpes que até para aqueles ditos precavidos, não escapam de atos ilícitos obra de uma criatividade perversa ocasionado por suposta desigualdade social quando questionado algumas vezes. Vale salientar que, a dedicação de tempo para a certificação de sites e / ou recomendações de pessoas do seu ciclo de amizades, ajudam bastante na hora da escolha pelo site mais seguro. Vale lembrar que, nunca é demais ter um cuidado redobrado ao passar informações tipo: CPF, número de cartão de credito entre outros.
Por conta de políticas de governo mais equilibradas e de ações voltadas à educação, fizeram com que a iniciativa privada desse a sua parcela de contribuição para essa baixa nos preços, a exemplo disso temos as grandes redes de supermercados como: Wall Mart, Carrefour, Extra, Hiper Bompreço entre outros, tornando assim esse produto mais acessível ao consumidor. Hoje já é possível vermos mais pc’s (Personal Computer) nas casas dos brasileiros. Como a tecnologia caminha a passos largos e os preços dos PC’s ao alcance do consumidor, a venda de equipamentos como: PEN Drive, Memory Cardy, etc já estão incorporados ao nosso dia a dia despertando cada vez mais o interesse das industrias por novas tecnologias. A Internet já é vista na palma da sua mão, o celular antes item facilitador na comunicação entre duas pessoas tinha apenas essa funcionalidade, hoje esse conceito não se aplica mais. É um mercado que cresce a velocidade da luz.
Já se fala que a principal moeda de troca é a informação / conhecimento. As pessoas não querem mais intermediários para fazer seus negócios, elas querem fazer parte de toda a transação querem ter o prazer do desafio, da conquista e sem dúvidas, a sensação de liberdade ocasionada pelo poder da demanda e procura. Enganam-se aqueles empresários que não querem enxergar esse mercado. As pessoas vão continuar indo as lojas devido a anos de paradigmas, contudo, elas querem maior acesso as informações dos produtos a serem consumidos, querem se certificar que irão fazer um ótimo negócio sem a influência dos profissionais ali postados que muitas vezes por falta de preparo ou falta de visão de quem gere acaba forçando uma situação.
Quando a informação era item de colecionador, nos víamos a mercê dos profissionais na hora de fechar um negócio, feito quase sempre às escuras. A proximidade com a tecnologia derrubam essa parede e faz com que as empresas de serviço ou produtos se aprimorem constantemente, visto que o mercado recebe diariamente novos concorrentes e ninguém quer perder cliente, não existe mais cliente burro, ainda existe cliente desinformado ou descuidado.
É fácil perceber três tendências do Marketing no texto acima como: Search Engine Optimization (S.E.O.), Comunidades e Móbile Marketing. A S.E. O que oferece os sites de busca como veiculo de negócios, Comunidades que usam o Orkut e os Celulares que hoje servem de janela para atuação específica principalmente pelas operadoras de telefonia celular, sem sombra de dúvidas são tendências bastante utilizadas no mundo da Internet fazendo com que este mercado cresça ainda mais.
Cléverson Estevam
FAA – Marketing Estratégico
Primeiro Período
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